Instagrão

  • a weekend thing
  • No tava crendo no quanto o mar estava maravilhoso dahellip
  • kombucha  morango  gengibre
  • quando a tpm fala mais alto e a sua amigahellip
  • nosso menino de v
  • meu de estimao
  • Que experincia incrvel! Nunca pensei que eu era uma perahellip
  • beautiful coffee stay with me
Feminices Pele Roacutan

Roacutan: diário de bordo – 2 meses e meio

15 de abril de 2016

Esse post é LEIGO e tem apenas o intuito de repassar a minha experiência com o medicamento. Se você tem acne, procure um dermatologista.

Aqui estou, dois meses e meio depois, para falar para vocês como está sendo o meu tratamento com Roacutan. Ainda tenho 5 meses e meio de tratamento pela frente (suspiro) e estou no que ainda se considera ‘o começo’ de tudo. Ou seja: nenhum resultado muito interessante até agora, só efeitos colaterais.

A minha dose continua 40mg e vai continuar até o meu 8º mês de tratamento, onde vai diminuir para 20. Fiz a segunda bateria de exames ao fim do primeiro mês e meus triglicerídeos DOBRARAM de um mês pro outro. Entretanto, apesar disso, ainda estou dentro do limite, por isso não preciso me preocupar tanto, pois a médica avaliou que não deve ir além disso. O meu próximo exame é daqui há um mês, mais ou menos, e confesso que estou preocupada. Espero que meu corpo se adapte e que eu consiga terminar o tratamento, porque se a taxa aumentar muito mais, terei de parar.

Quantos aos efeitos colaterais, eles foram bem mais fortes no primeiro mês – acho que é realmente um baque para o corpo, inicialmente. Atualmente tenho pouquíssimas queixas. Meu lábio está extremamente ressecado, mas isso, acredite, é algo com o que já me acostumei. Passo lip balm 800 vezes por dia, mas não vejo lá muita diferença. Pelo menos, ele quase não sangra. O meu cabelo está caindo bastante, mas ele já caía um bocadinho antes, então acho que o Roacutan só fez dar uma piorada nisso. A médica me falou para tomar vitamina C com zinco e é o que eu tenho feito, além de usar shampoo antiqueda. Deu uma melhorada, mas não resolveu – de qualquer forma, resolvi que não vou ligar tanto pra isso.  Não senti mais dores musculares nem tive episódios de depressão e as coceiras nos braços e pernas também pararam. No geral, estou achando bem tranquilo lidar com esses efeitos.

A pele, sim, passou pela piora que muitos têm e que eu, azarada que sou, tive que ter também. Saíram TODAS as espinhas da vida durante um período de um mês, o que me deixou desesperada. Não eram espinhas que secavam rápido, eram cistos doloridos e enormes. Tinha momentos que dormir de determinado lado do rosto era complicado. Felizmente, no momento atual, parece que esse drama passou. Saem algumas espinhas e ainda tenho alguns do período de explosão que não foram embora ainda (quem não ama cistos, não é mesmo?), mas a pele está visivelmente mais limpa. Não vou publicar fotos aqui porque, infelizmente, ainda não tenho esse nível de desprendimento pra compartilhá-las com vocês. Quem sabe mais lá pro fim do tratamento, né? Mas acreditem quando eu digo que deu uma melhorada. Agora eu tenho mais marquinhas que espinhas, mas elas ainda existem e incomodam.

Esse mês, resolvi trocar o anticoncepcional que estava tomando (e que não consigo lembrar o nome agora!) estava me deixando INCHADÍSSIMA. Era como se todo dia fosse TPM, porque eu parecia o monstro da retenção de líquido. Então, depois de dois meses sofrendo, troquei pro Stezza e, so far, so good. Não senti nenhum efeito colateral até o momento. Pra mim, o ideal seria não ter que tomar NENHUM anticoncepcional porque simplesmente não gosto do que eles fazem comigo e com o meu corpo, mas não há a menor possibilidade de se fazer um tratamento sério como esse e não ter duas barreiras de proteção contra gravidez.

Atualmente, estou usando o colírio Fresh Tears para quando o olho resseca (geralmente no trabalho, porque ficamos muito tempo sem piscar) e vários tubinhos do lip balm da Nivea, o Essential Care (azul escuro), que é maravilhoso e tem um preço honesto. Como protetor, resolvi trocar o com cor da Vichy que havia comprado pelo da Sundown, FPS 30, para o rosto. A razão é que o da Vichy não é sequinho o suficiente para a minha pele (que ainda não está tão ressecada assim) e o da Sundown resolve o problema, tem o toque sequinho e custa METADE DO PREÇO. Achei amor! O nariz não tem ressecado, então mal usei o meu lubrificante nasal (o Maxidrat Gel). Quanto ao gel de limpeza, continuo usando o Dermotivin para pele mista e oleosa, mas creio que quando ele acabar terei que trocar pra algo ainda mais suave, pois minha pele já está sentindo um certo ressecamento depois do uso (tanto que diminuí de duas para um vez por dia a limpeza com ele).

No geral, estou me acostumando. Nunca esqueço de tomar o remédio (já que ele não tem horário fixo, torna tudo bem mais fácil) e, aos poucos, os efeitos estão se tornando mais simples de lidar. Ainda me parece longe, no entanto, este momento no qual eu não terei espinhas no rosto. Entretanto, a estrada é longa.

Alguém que fez o tratamento, faz ou pensa em fazer? Deixem seus comentários aqui!

Post de uma série de acompanhamento do meu tratamento com Roacutan.
Para o primeiro post da série, clique aqui.

  • Reply
    iana lua
    16 de abril de 2016 at 19:20

    olá! tomei roacutan há 16 anos, quando tinha 12 aninhos. ele era super novo no Brasil, mas meu caso era tão ruim – e eu já tinha tentado tantos tratamentos – que não tive escolha. tive efeitos colaterais bem chatos e era muito nova pra saber lidar com eles. minha mãe ficou apavorada por ser um remédio forte, mas já me falaram que hoje é bem mais suave. no fim abandonei o tratamento antes e tomei só três meses. ainda assim, os resultados foram incríveis! nunca mais tive problema com acne.
    isso tudo pra dizer que: aguenta firme que vale a pena! hahaha.
    ah, para os lábios ressecados, eu passava bepantol. funcionava que era uma beleza!
    continua postando os resultados! estou torcendo pro seu exame normalizar e você ficar com uma pele 100%.
    boa sorte! :*

  • Reply
    Alessandra Rocha
    17 de abril de 2016 at 11:14

    Caramba amora! Quanta coisa!
    Acho que já comentei que um amigo meu fez tratamento mas como homem nunca repara nessas coisas – esse meu amigo não reparava pelo menos – to ficando besta com seus relatos. Mas se for o melhor pra ti aguenta firme! Os poucos problemas de pele que tive sempre foram tratados com remédio manipulado e graças a deus nunca tive que apelar pra esses mais fortes. Agora meu maior problema mesmo são as espinhas causadas pela alimentação terrível que eu tenho, mas isso médico nenhum pode resolver pra mim :s

    enfim, força! <3

    beijo!

  • Reply
    Evana
    17 de abril de 2016 at 12:45

    Oi, Amanda! Nunca fiz tratamento com Roacutan e só acompanhei mais ou menos o tratamento de uma colega da graduação. Na torcida para que fique tudo ok nos seus próximos exames!

  • Reply
    Marla
    20 de maio de 2016 at 11:43

    Estou no fim do tratamento e não tive nenhum efeito colateral! Assim como qq medicação umas causam reação em uns e em outros não. Nem meus lábios racharam, somente ficaram ressecados quando eu não ingeria os 4 litros de água indicados pelo meu dermato. Super vale a pena: 1 sua pele fica uma seda, pele de neném, seu cabelo fica incrível! Pelo menos o meu que tinha que lavar todos os dias. Deixo aqui para qm está pesquisando e com medo de tomar: toda medicação tem efeitos colaterais, de aspirina a fitoterápico, uns tem reações outros não. Vc só saberá fazendo o tratamento, e se vc não se adaptar é só parar. Acne é um lance que mexe com sua auto estima e seu contato com mundo, não deixe de fazer por medo, seu médico lhe passou os exames necessários e afirma que vc está apto para fazer, FAÇA! Boa Sorte a todos! Abçs

  • Reply
    Aline
    9 de junho de 2016 at 20:49

    Oi Amanda, muito esclarecedor seu post. Eu estou no vigésimo dia do Roacutan, na verdade o genérico e a partir de então começou o tal “efeito rebote”. Incomoda bastante, pois no meu caso também são espinhas císticas e doloridas. Quanto aos efeitos, além dos que já foram citados, até agora só ressecamento dos lábios e couro cabeludo, mas nada muito absurdo. Mas enfim, vamos ver até o final do tratamento. Quanto ao hidratante, acho que o Hidrafil Gel absorve bem e ainda refresca a pele.

    • Reply
      Amanda
      15 de junho de 2016 at 11:32

      Efeito rebote acaba, Aline! O meu finalmente acabou e agora estou só esperando algumas das espinhas que apareceram nesse período (císticas) irem embora de vez. \o/

  • Reply
    Jessik Pereira
    15 de dezembro de 2016 at 14:40

    Olá Amanda, estou no início do meu 2º mês de tratamento. Meus sintomas ate agora foram bem genéricos, saíram muitos cravinhos e poucas espinhas no 1º mês, uma dorzinha incomodante no corpo, lábios ressecados e olhos também mas em menor frequência. Ainda não sei pelo que me espera nos próximos meses, minha taxa de colesterol aumentou muito, as isso esta mais relacionada a minha ansiedade nesses últimos dias por conta de projetos em andamento, então acabei descontando na comida ruim. Mas de fato meus cabelos estão maravilhosos e minha pele já dá sinais de renovação, descamou um pouco no início. Estou tomando o Roacutan e não o genérico. Espero que tudo de certo para nós. Abraços.

  • Reply
    Caio
    27 de dezembro de 2016 at 09:51

    Estou no meu segundo mês e meio, usando um similar (Acnova). Deu uma boooa melhorada na oleosidade do corpo todo, estou todo seco kk, lábios, pele em geral (que até coça e tem que usar hidratante, cabelo (se nao lavar todo dia sai umas caspas e eu nunca tive caspas antes). Quanto aos exames de sangue não alterou nada. A acne tem melhorado bastante, só sobraram algumas poucas e estão bem pouco avermelhadas, bem apagadinhas. Nos dois meses usei 30mg e agora 40mg.

Leave a Reply