Roacutan: diário de bordo – 15 dias – Amanda Arruda
Pele, Roacutan

Roacutan: diário de bordo – 15 dias

Esse post é LEIGO e tem apenas o intuito de repassar a minha experiência com o medicamento. Se você tem acne, procure um dermatologista.

Poucas pessoas sabem, porque não comentei muito sobre esse assunto aqui ou nas minhas redes sociais, mas eu tenho acne. Não uma acne SUPER séria, que deforme o rosto ou coisa assim, mas séria o suficiente para causar desconforto ao sair sem maquiagem e dor, em alguns casos. E o pior de tudo: é uma acne recorrente, que não vai embora com creme caro nenhum do mundo (acreditem, porque eu comprei todos os cremes/sabonetes/esfoliantes caros dessa vida). A minha acne é relativamente recente, é o que chamamos de acne adulta. Surgiu aos 18 anos e desde então tem infernizado minha vida. Minhas espinhas saem, em maior parte, nas bochechas e no maxilar, além dos ombros e algumas poucas, na área do busto. Elas são, geralmente, císticas (aquelas espinhas internas que doem MUITO) e passam vidas na minha cara, até eu me irritar e forçar a saída delas, porque eu, infelizmente, sou dessas.

O fato é que eu venho convivendo com esse problema há uns 7 anos já e achei que eu já havia tolerado o bastante. Já havia tentado de tudo e nada dava um resultado definitivo na minha pele. Portanto, mês passado, quando a dermatologista perguntou se eu queria tentar o Roacutan, eu disse sim. E, veja bem, isso (de aceitar esse remédio) não foi fácil de jeito nenhum, porque Roacutan é um tratamento SÉRIO e cheio de cuidados e efeitos colaterais – o que deixa qualquer um com oitocentas pulgas atrás da orelha. Eu me informei BASTANTE antes de pensar em tomar, até para perder um pouco do medo e entender melhor como o remédio funciona. Acho que todo mundo deve tentar tudo o que puder, antes do Roacutan, porque – repito – é um tratamento que deve ser levado BEM A SÉRIO, porque o que esse remédio faz não é brincadeira. Não pode beber, não pode tomar banho de sol, não pode engravidar, não pode um monte de coisa – então é preciso estar BEM focado e ser responsável, para não cagar o seu corpo e sua saúde.

Por que eu acho que informação deve ser dividida e trocas devem acontecer, resolvi vir aqui, mensalmente, dividir um pouco da minha experiência com o remédio. Não vou postar fotos minhas agora, porque meu senso de estética não permite, mas dividirei tudo o que eu sentir com o remédio e os resultados que eu, porventura, estiver tendo. O primeiro, que é o de hoje, é de 15 dias de tratamento.

———-

A dose que eu estou tomando é de 40 mg por dia e eu estou me tratando com o genérico da Valeant (que minha dermatologista disse ser mais confiável), porque WHO HAS THE MONEY pro Roacutan? Comecei logo depois de entregar os exames à dermatologista, que estavam todos ótimos. Após terminar a primeira caixa, repetirei os exames e minha médica disse que, se estiverem todos normais, só precisamos refazê-los daqui a dois meses. A médica me passou um hidratante com protetor fps 30, colírio, um lubrificante para a mucosa nasal e um lip balm da Bepantol, como aquele velho e bom kit de sobrevivência para o tratamento.  Comprei o Epidrat FPS 30, com toque seco, mas não curti muito. Ele despela todo no rosto, uó. Se alguém tive uma indicação de hidratante com protetor mais legal, deixem nos comentários (nem precisa ter toque seco nem nada, porque né?).  Para os lábios, comprei o Bepantol Lábios, mas não curti muito os resultados. Então estou com o meu velho e bom da Nivea (o azul-escuro do amor) para hidratar durante o dia e, à noite, eu passo Bepantol na boca antes de dormir, para manter a bichinha em um situação aceitável. Ainda assim, o lábio despela, não tem jeito. Para os olhos e o nariz, comprei o Systane UL (colírio que faz seu trabalho direitinho) e o Maxidrat Gel (que é um gel nasal mara, que salva na hora do nariz seco).

Nos primeiros dias,  já senti efeitos colaterais, mesmo com a minha dose não sendo tão alta assim – esse remédio, ele é punk. Tive bastante dor muscular e coceira nos braços, logo de início. Entretanto, depois de uns dois dias, ela passou. Daí fiquei com os mais conhecidos: boca, nariz, olhos e couro cabeludo ressecados (o que está me causando caspa). A boca rachou de um dos lados quando eu fui bocejar (!), fiquei muito chocada (e, depois disso, fiquei bff do Bepantol na hora de dormir). A pele ainda não ressecou tanto, embora tenha dado uma despelada no queixo e ficado bem mais sensível. Fazer a sobrancelha foi um parto. Algumas espinhas saíram desde que comecei o tratamento, mas elas secam bem rápido, então não incomoda muito. O que estourou mesmo foram os cravos. Vários, ao mesmo tempo! E olha que eu nem sou de ter tanto cravo assim. Mas acho que, se for pra estourar alguma coisa, eu prefiro que sejam os cravos mesmo.

Um efeito que eu não estava esperando foi a depressão. Gente, ela bateu. E como bateu. Como eu nunca tive depressão na minha vida, eu não sabia nem o que estava acontecendo, foi bem desesperador. Uma tristeza inexplicável, uma vontade de chorar pra sempre, um desânimo da vida. W. O. W.  Fiquei bem preocupada comigo e alertei o meu boy sobre o que eu estava sentido (muito importante, porque vai que piora, né?), mas a depressão foi embora com uns dois, três dias. Ainda assim, parecia que não ia acabar nunca e que eu ia ser sugada pra sempre para aquela espiral de desespero. Creio que a conjunção da TPM com o Roacutan não foi muito boa, afinal de contas. E pra mim, ficou a lição. Eu não fazia ideia de como era, agora eu posso me colocar melhor no lugar das pessoas que sofrem desse mal – e talvez até ajudá-las do jeito certo, também.

De resto, é isso. Tenho estado com muita preguiça de fazer exercícios, mas estou seguindo no Muay Thai, porque sei que isso deve ajudar a equilibrar minhas endorfinas (e, talvez, evitar que a depressão apareça de novo).

Enfim, esses 15 dias foram cheios de descobertas e adaptações, mas no geral, estou (sobre)vivendo. Faltam só 7 meses e 15 dias agora, haha! Alguém que fez tratamento ou que está fazendo aí, para trocar uma ideia? Deixa seu comentário! (:

Previous Post Next Post

You Might Also Like

13 Comments

  • Reply Bessie B. 11 de fevereiro de 2016 at 09:44

    Um amigo meu fez o tratamento com Roacutan três vezes, as duas primeiras com genéricos e a ultima vez com o original. Nas duas primeiras vezes ele teve anemia e alguns sintomas bem ruins de secura, pele seca etc, mas com o Roacutan original ele teve quase nada de efeitos colaterais! Só precisava usar muito lubrificante ocular pq trabalhava com computador e ajudava a ressecar os olhos. Mas remédio de uso continuo é assim mesmo, os efeitos colaterais tão sempre presentes nos primeiros meses, depois as coisas melhoram 🙂

  • Reply natália 11 de fevereiro de 2016 at 14:55

    Eu fui ter acne depois de adulta também, e eu passei muitos anos sem me preocupar porque não queria parecer uma adolescente histérica, mas chegou uma hora que eu não aguentava me ver com a cara de criança, cheia de espinha – fora que as minhas também são dessas internas – e eternas – que doem muito >P Eu uso um gel antiacne chamado Papuless. Quando eu comecei a usar quase desisti, porque apareceram muitas espinhas de uma vez, mas com o uso foi melhorando, inclusive diminuindo a marca das espinhas que eu havia arrancado. Eu tomo muito cuidado com o sol, pra não deixar mais manchado essas marcas… Eu uso diariamente um hidratante/protetor da Natura Cromos fps 30, pra mim esta sendo bom. Boa sorte com o tratamento!

    Bjim!

  • Reply Alessandra Rocha 11 de fevereiro de 2016 at 21:27

    Caramba, amora! Que pesado, um amigo meu fez tratamento com roacutan por um ano, ele tinha um caso grave de acne nas costas, não falo mais com ele, mas pelo visto o remédio deu cabo no problema, mas é muita responsa mesmo! Eu to com umas espinhas eternas na cara também, mas no meu caso é porque parei com o anticoncepcional ano passado e isso bagunçou todos meus hormonios, voltei a tomar agora em fevereiro e espero que funcione xP

    boa sorte com o tratamento <3

    beijo!

  • Reply Coisas de Paulista 15 de fevereiro de 2016 at 17:22

    Nossa Amanda nem imagino como deve estar sendo, mas receba meu apoio virtual! Já ouvi falar do Roacutan, que apesar dos efeitos negativos ele é bem eficaz no tratamento. Tenha foco e tome todos os cuidados, registre tudo pois quero saber o final dessa jornada! Beijos

  • Reply Dasty 24 de fevereiro de 2016 at 15:27

    Eu não tive muitas espinhas na adolescência, mas quando fiz 18 anos surgiu várias no meu rosto! Fiquei desesperada e pensei que a dermatologista ia receitar Roacutan, mas acabei tomando pilula mesmo. Tomei por uns 6 meses e as espinhas sumiram. Elas aparecem e me incomodam de vez em quando, mas nada como era antes. Espero que o tratamento dê certo com você!

  • Reply Thiago 14 de junho de 2016 at 20:50

    Eu comecei a tomar faz pouco tempo, e por incrível que pareça, meus sintomas estão idênticos aos seus, inclusive o tempo em que cada sintoma ocorre. Eu não fiz nem um mês ainda utilizando o medicamento e já estou sofrendo com as coceiras e ressecamentos, mas ainda assim acredito que vale a pena

    • Reply Amanda 15 de junho de 2016 at 11:33

      Ah, mas eu acho que os piores efeitos vêm no primeiro mês! Depois melhora (pelo menos foi assim, comigo). Força! 😉

  • Reply Felipe 3 de agosto de 2016 at 01:55

    Não é fácil passar por esse tratamento ….Estou a 15 dias tomando isotretinoína …..E meu rosto ele tá bem vermelho e meus labios estao descamando …os mesmo sintomas que o seu . Mais desanima não que daqui a 7 meses vai valer a pena isso tudo…E eu to aqui com voce tanbem nessa jornada …. Abraços

  • Reply Alessandra Martins 20 de agosto de 2016 at 07:03

    Estou tão triste… Estava na minha segunda semana de Roacutan, mas tive que parar o tratamento, pois o remédio me deu hepatite medicamentosa. Descobri, porque tive uma crise de dor no estômago e costas e fui a uma emergência. Lá fiz todos os exames e foi constatado que todas as minhas taxas hepáticas estavam alteradas… Ontem fui a uma gastro e ela me fez a seguinte pergunta: você quer uma pele bonita, ou um fígado bom?
    Estou arrasada

    • Reply Amanda 22 de agosto de 2016 at 08:37

      Alessandra, que pena que você não pode fazer o tratamento. Mas olha, isso não quer dizer que você nunca vai ter uma pele bonita não, viu? Pesquise outras soluções. Ouvi dizer que, pra muita gente, o que se come influencia, principalmente os laticínios. Já tentou cortá-los? Não fique triste, entenda isso como um desafio e que, possivelmente, veio para te ensinar algo. 🙂

      • Reply joao 25 de maio de 2017 at 23:31

        to com um mes e meio que tomo e nada de melhorar é normal?

        • Reply Amanda 5 de junho de 2017 at 09:53

          No meu caso, veio fazer efeito apenas depois de uns 4 meses.

  • Reply Talita 21 de outubro de 2016 at 20:12

    Eu vou começar o meu agora, fiz outros tratamentos, mas não obtive bons resultados… Estou muito ansiosa para começar, pensei até em desistir quando vi a quantidade de efeitos colaterais, mas vamos lá, que vai valer a pena.

  • Leave a Reply