Update – Minha rotina atual de cuidados com a pele – Amanda Arruda
Feminices, Pele

Update – Minha rotina atual de cuidados com a pele

Minha rotina de cuidados com a pele

Eu tenho tentado, ao máximo, tornar a minha rotina de beleza mais simples e efetiva. Uma grande mudança em relação à minha estratégia anterior é que eu estou, agora, lendo rótulos e procurando coisas que não agridam a minha pele – que apesar de ser oleosa, não lida bem com agentes irritantes, ficando com partes ressecadas, avermelhadas e irritadas. Essa mudança foi incitada pela leitura do livro The Original Beauty Bible, um ótimo livro de referência no que diz respeito à saúde e beleza da pele e das unhas. A autora joga algumas verdades que eu, noob que sou em assuntos belezísticos, não fazia ideia. É uma leitura bem legal pra quem não manja tanto dos paranauês – e até pra quem manja um bocadinho.

Enfim, voltando ao foco: a minha postura atual em relação a minha rotina de beleza. Comecei por tirar os agentes irritantes de cena, o que inclui cortar qualquer produto que contenha: álcool, sódio lauril-sulfato, ácido cítrico, cânfora, mentol, etc.  Ou seja: not an easy task, porque tem MUITA coisa com esses ingredientes no meio. Inclusive, quando fui passar o olho nos rótulos dos produtos que eu já tinha, pouquíssimos conseguiram se safar (nem meu, até então, amado e idolatrado gel de limpeza Effaclar para peles sensíveis!). Doei a maioria dos meus produtos de beleza e estou refazendo, aos poucos, meu estoque com coisas que eu realmente use e que não me façam mal. As rotinas que descreverei abaixo são resultado desse esforço para tratar melhor minha pele e ver se ela para de se revoltar comigo, haha!

AM

Para limpar a pele eu uso o Gel de Limpeza Dermotivin Original (a versão de 200ml tem um preço bem salgado, mas a de 70ml é pagável), para peles mistas e oleosas. Ele não contém nenhum agente irritante da lista principal da Paula e isso já ficou óbvio pela forma como minha pele se comporta depois que eu o utilizo – sem aquela secura excessiva, sem locais vermelhos e irritados. Se minha pele estiver num mau momento, aplico o Effaclar Duo e, em seguida, o protetor solar Capital Soleil, FPS 30. Caso eu resolva usar maquiagem, troco o protetor pela base compacta da SpectraBAN (que tem FPS 39) e sigo com a maquiagem.

PM

Se usei maquiagem, eu uso Shampoo Johnson neutro antes de tudo, uma vez que ele remove de forma rápida e sem drama a maquiagem dos olhos e da pele (infelizmente, ele contém agentes irritantes, portanto já estou procurando uma opção menos agressiva para a minha pele). Depois utilizo, novamente, o Gel de Limpeza Dermotivin (lavo duas vezes, para ter certeza que quaisquer resquícios de maquiagem e protetor solar foram embora) e, por último, uso novamente, o Effaclar Duo.

Ainda quero adicionar à minha rotina: um tônico, um base com protetor com um toque mais seco e mais leve (achei a SpectraBAN meio pesada, o que me incomoda), um demaquilante menos irritante e um hidratante para a noite mais leve que o Effaclar Duo (para quando a minha pele estiver se comportando bem).  Quem tiver indicações para fazer, deixa aí nos comentários!

Como é a rotina de cuidados com a pele de vocês?

Previous Post Next Post

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply Bianca 26 de maio de 2015 at 09:23

    O Johnson’s também está me irritando agora 🙁 engraçado que eu tinha uma embalagem de 200ml que comprei em 2011 que só acabou neste ano, e ele era maravilhoso! Suave, limpava direitinho e não irritava a pele. Fiquei feito louca caçando outro para repor quando esse acabasse e… mudam a fórmula! Alternava esse shampoo e o cetaphil, que também me irritava um pouco às vezes. Hoje mesmo acordei e fui lavar o rosto, ainda com o piloto automático de usar o shampoo Johnson (, QUE ANTAAAA!!!!!!!!).
    Minha rotina continua sendo algo para lavar o rosto + hidratante, não estou usando maquiagem pq minha pele continua uó. E protetor solar também uso muito pouco (é, deveria melhorar isso, mas todos eles tem cheiro de praia, o que arruína minha goth aesthetic, hahaha).

    Beijos, gmls <3

    • Reply Amanda 26 de maio de 2015 at 09:29

      Amorita, indico DEMAIS o Dermotivin. Tô usando há alguns dias só e já fez uma diferença ENORME na minha vida, pois ele limpa sem ressecar nem agredir. Quanto ao protetor, nega, use! O Capital Soleil não tem cheiro forte não – e, depois que você passa, fica sem cheiro nenhum e a pele fica super sequinha, muito amor. Também tem alguns da La Roche Posay que são específicos pra pele oleosa e que todo mundo fala super bem – vou testar quando meu da Vichy acabar! Minha rotina também é bem simples, quase NUNCA uso maquiagem (porque sou preguiçosa mesmo), então é mais lavar e hidratar mesmo. (:

      Beijinhos!

  • Reply Analu 26 de maio de 2015 at 10:59

    Oi Amandoca 🙂
    Sabe que eu nunca tive muita disciplina de manter cuidados diários com a minha pele e tals, mas resolvi ter espinhas depois de velha e fiquei tão irritada com isso que tomei tenência na vida. Minha dermatologista receitou um sabonete esfoliante da Vichy diário e um gelzinho com ácido e anti biótico pra eu usar 3 vezes por semana. Comecei a brincar semana passada e ainda não notei muita diferença em relação às espinhas em si, mas to sentindo minha pele do rosto mais leve.
    O protetor eu já usava, mas vivia esquecendo. Agora que tô usando ácido não dá mais pra brincar e então não cabe esquecer ou ficar com preguiça de passar. Uso o Vichy fator 50. Quando vou usar maquiagem, troco pelo BB Cream da Quem disse Berenice (nunca vi um trem com base tão cheiroso), mas esqueci o fator dele.
    Pra tirar a maquiagem eu uso o demaquilante bifásico da QDB e foi o primeiro na vida ao qual eu me adequei. Sempre tive preguiça em tirar maquiagem porque odiava qualquer demaquilante, que irritava meus olhos. Com esse nunca tive problema e ele também é super cheirosinho. Aí tenho também um vidrinho de leite de colônia (ou leite de rosas? nunca sei, aquele pink) que uso também depois do demaquilante quando tiro a maquiagem, mas ele tem bastante álcool e se não agitar bem vai arder MESMO porque o álcool fica concentradíssimo, haha.
    Por fim, tenho um vidrão de água termal da Vichy também que eu adoro espirrar no rosto para refrescar!
    Adorei seu post! Beijo!!

    • Reply Amanda 26 de maio de 2015 at 13:51

      Abiiiiga! <3
      Pesquisei muito antes de comprar o Dermovitin porque minha pele é, realmente, muito sensível, mesmo sendo oleosa. A minha pele também era ok, mas resolveu dar espinha depois de velha, daí também tive que cuidar. Já tratei com ácido, mas ultimamente minha pele tá tranquila, só precisa de limpeza e uma hidratação adequada pra ser feliz. Só digo pra você tomar cuidado com produtos que tenham agentes irritantes no comecinho da lista de ingredientes, porque quer dizer que tem uma quantidade muito grande desse ingrediente. E o que a gente quer é uma pele bonita, não uma pele vermelha, ressecada e despelando, né? (:

      Beijim!

  • Reply Alessandra Rocha 27 de maio de 2015 at 20:08

    Menina, também já fiz tratamento com aqueles ácidos bizarros e foi um milagre! Também tinha que passar protetor, mas hoje em dia minha pele ta 200% eu até estranho sabia?
    Eu sou chata e não compro nada dessas marcas famosas porque todo mundo testa em animais e isso é uma coisa que eu não quero “bancar”, toda maquiagem e coisas relacionadas que eu uso são da QDB porque o grupo Boticário não testa e gosto bastante, a única coisa que eu uso, mas quero mudar é o sabonete esfoliante líquido e o hidratante da Clean&Clear, que fazem maravilhas na minha pele, mas né? Quero um tônico também porque tô sentindo falta, eu usava o da Neutrogena que é maravilhoso, mas eles também testam =/ agora to pesquisando essas coisas pra ser cruelty free total haha

    beijo e boa sorte!

  • Reply Glambox de Maio: NUSPACE – Amanda Arruda 13 de junho de 2015 at 18:07

    […] remover esmalte e super práticos, por conta de seu tamanho) e o protetor da Vichy (que inclusive, como vocês puderam ver, é meu protetor diário), com a diferença que o que eu uso no dia a dia é fator 30 e esse da […]

  • Reply [gurl stuff] Estojo eudora para pele mista a oleosa | Desconexa Sensação 21 de junho de 2015 at 13:47

    […] onde a gente tem um mundo de opções que são entregues na porta de casa! Ê beleza! E desde o post da Mandinha sobre os cuidados da pele eu me toquei que: tirando o sabonete demaquilante da QDB eu não tinha […]

  • Leave a Reply