Instagrão

  • hey ho lets go
  • meu companheiro de bingo que me ganhou 1 ventilador casalradical
  • Umas modelos dessas bicho
  • O peixe  enxerido a foto  estranha mas ahellip
  • Tombadssima com o verde gua desse mar
  • Pisar menos no trabalhamos
  • uma manh preguiosa tem que ter caf n?
Casa & Decor

Dicas de uma dona de casa de primeira viagem #1

22 de outubro de 2015

Imagem: rrrroza

Essa vida de dona de casa é um mar de descobertas. Não apenas você descobre que várias coisas que a sua mãe fazia estão certas (e você aí achando que era só frescura), como também aparecem problemas que você nem sabia que existiam (olá, verduras estragando antes que eu possa pensar em usar vocês). Em resumo: não é fácil. Daí achei que eu podia dividir com vocês, de vez em quando, algumas dicas que eu aprendi nesses poucos meses que estou tomando conta da nossa casinha, porque né? Dicas são sempre válidas. E quem avisa, amigo é. Então vamos lá?

  1. Nem toda roupa deve ir pra máquina. Essa, pelo menos, é minha opinião depois de ver diversas roupas minhas (especialmente blusas) esgarçadas pela máquina de lavar. Eu sei que é óbvio, eu sei que isso vem escrito nas tags das roupinhas, mas sempre achei frescura lavar umas roupas à mão e outras na máquina. Claro que eu estava enganada. Existem, é verdade, os programas para roupas delicadas, mas (pelo menos no meu caso) é tão pouca roupa que não vale a pena gastar uma lavagem com isso. Portanto, acho que algumas roupas devem, sim, ser lavadas à mão, independentemente da nossa preguiça. Pelo bem da durabilidade do seu guarda-roupa.
  2. Não se economiza em produto de limpeza. Amiga, tem várias coisas nas quais você pode economizar, mas produto de limpeza não é uma delas. Acredite em mim: limpar a casa é muito chato. É muito mais legal ficar deitada vendo um filme. Então o quanto mais você puder tornar essa limpeza fácil, melhor pra você. Tem muita gente que curte fazer seus próprios produtos, com vinagre, bicarbonato de sódio e tal e dizem que funcionam bem, mas eu sou daquelas que ama cheiro de produto de limpeza, então não rola muito essa vibe natural comigo. Enfim, o que eu faço é: procuro pelo produto que tenha a melhor performance em cada área que eu compro, independemente do seu preço. Adoro testar produtos de limpeza e sempre estou procurando um que execute melhor suas funções. Recentemente, inclusive, testei aquele Cif Cremoso no lugar do meu usual Veja Multiuso e ó: achei MUITO melhor. Tenho utilizado na cozinha, pra limpar o fogão e tá uma mão na roda (fica aí a dica de amiga).
  3. Legumes congelados são vida. Vou contar uma coisa pra vocês: cozinhar pra duas pessoas não é tão prático quanto se imagina. Acertar a quantidade de comida a comprar, principalmente de itens perecíveis, como frutas e verduras, é bem difícil –  principalmente pra quem, como eu, ainda não quer aderir ao menu semanal, God knows why. Não raro, perco algum legume sem nem ter usado, porque esqueci de cozinhá-lo ou porque, simplesmente, não estava afim de comer aquilo naquela semana. Pra esse drama tem uma solução prática (porém não tão barata):  comprar legumes congelados. É o que eu tenho feito agora e, gente, uma mão na roda. Você também pode branquear e congelar seus próprios legumes, mas eu não tenho tempo hábil pra isso, então prefiro comprar os saquinhos de legumes no supermercado mesmo.  Ah, e pra quem não sabe: o legume/fruta congelada tem todos os nutrientes do natural e não tem conservantes, ok? O que os impede de estragar e de perder suas vitaminas é justamente o processo de congelamento. (:
  4. Feche as janelas quando sair de casa. É linda essa ideia de deixar a casa respirar, mas deixar as janelas escancaradas só faz trazer poeira pra sua casa e dar mais trabalho pra você. Lá no apê não temos tanto problema de poeira, mas ainda assim apenas uma janela fica aberta, o restante fica fechada pra evitar o problema.
  5. Tenha mais de uma bucha para lavar seus pratos (e não esqueça de desinfetá-las). Primeiramente, é importante ter duas buchas: uma para copos (e outras coisas que não entram em contato com gordura) e outra para os pratos/panelas em geral (e outras coisas engorduradas ou com cheiros fortes). Isso é bom pra não terminar lavando um copo e ele terminar com cheiro de atum, por exemplo. Outra coisa super necessária é desinfetar suas buchas, se você quiser utilizá-las por mais tempo. Há diversas formas de fazê-lo – eu prefiro desinfetar com água sanitária, porque adoro o cheirinho de água sanitária (sim, sou louca) e acho que ela mata com toda certeza os microrganismos que estão fazendo a festa lá. Entretanto, você pode fazer a desinfecção com água quente também. Não confio muito no método do microondas, porque é possível que a bucha grude, então melhor evitar, né.

E vocês, têm alguma dica pra dividir com a amiga desesperada aqui? Deixem nos comentários!

  • Reply
    Ana
    22 de outubro de 2015 at 12:05

    Menina, como eu amo seu blog e sua experiência como dona de casa. Eu moro sozinha desde os 17 anos e agora moro com meu namorado então tenho sim um bom tempo aí de dona de casa, mas sempre tem uma coisa nova pra aprendermos.

    Essa dica de não colocar todas as roupas na máquina minha mãe repete since ever, por isso eu tenho isso em mente a vida toda e dica de mãe é infalível né?

    Sobre cozinhar só pra dois é uma sina, demora um tempão pra acertar a quantidade porque dependendo do dia ou da nossa fome comemos mais ou menos, é muito variável.

    Obrigada por compartilhar essas dicas, pode continuar, tô amando <3

    Beijos :*

  • Reply
    Bessie B
    22 de outubro de 2015 at 15:52

    Sim, fechar as janelas sempre! Se to no meio da quadra e lembro que não fechei a janela, dou a volta e fecho.. Se não já era, nunca se sabe quando pode cair o mundo repentinamente. E morro de preguiça da galera que é contra legumes congelados. Não costumo comprar, mas não tem nenhum problema mesmo. Qual marca tu compra?

  • Reply
    Adeeh Mello
    22 de outubro de 2015 at 21:13

    Gosto sempre de dicas, quando chegar a hora certa e me mudar da casa dos meus pais não sei se terei uma companhia, então essas dicas são ótimas caso eu me mude sozinho. Adorei beijos… ♥

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

  • Reply
    Thaís Nascimento
    24 de outubro de 2015 at 14:35

    Tu vai rir MUITO da minha cara quando eu disser que não sabia da ideia de ter duas buchas pra coisas diferentes e acabava com copos cheirando a ovo né..? PQP COMO nunca pensei nisso antes? ahahah Pior que eu tenho um pacote de buchas aqui, mas nunca atinei pra ter uma pra panelas/gorduras e uma pra copos. Creeeeedo o_o

  • Reply
    Analice
    24 de outubro de 2015 at 20:07

    Menina sabe uma coisa que odeio? Aqui em casa todo mundo coloca a bucha dentro da pia, em baixo dos pratos, ai quando vai lavar, você tem que resgatar a coitada. Vou tentar fazer essa de desinfetar de vez em quando. Se eu pudesse compraria tudo picado, mas aqui perto de casa, jamais terei essa opção.
    Divida sempre suas dicas!!!
    Bjos

  • Reply
    Lee
    27 de outubro de 2015 at 08:24

    Mulher. Eu só tiro uma conclusão desse post: eu vou ser uma dona de casa UUUUÓÓÓÓÓÓÓ. Really. Eu não sei cozinhar, não consigo passar roupa direito, nem lavar roupa direito, e se eu falar o resto que não sei fazer capaz de tu pensar “EM QUE MUNDO essa criatura vive?” se é que já não está pensando. Enfim. hahaha Mas olhe; looking forward to learning more on this subject. :p

    Beijo!

  • Reply
    Paloma
    30 de outubro de 2015 at 01:52

    Não sou dona de casa e nem moro sozinha, mas uma coisa que aprendi estragando foi lavar roupa haha. Hoje eu separo as brancas das coloridas, bato só de ficar em casa e a coisa mais estranha é que eu gosto. Sei lá, gosto de abrir o quarda – roupa e ver todas minhas roupas limpas. Estranho né!

  • Reply
    Debora
    31 de outubro de 2015 at 10:10

    Amanda,

    Cheguei aqui por indicação de outro blog e posso dizer que já dei uma boa explorada nos seus posts passados. Menina, que textos bacanas! Cheguei pra ficar.

    Sobre este assunto de cuidar da casa, concordo, concordo, concordo. Aqui em casa eu e meu marido cuidados de tudo, sem empregada. Apesar da moça que trabalhava aqui ser boa pessoa e super confiável, as pequenas coisas que ela fazia começaram a me irritar tanto (mesmo eu pedindo e explicando para ela fazer de outro jeito) que decidimos tomar as rédeas da limpeza da casa.

    A história das duas buchas para a cozinha foi a primeira regra que meu marido instalou por aqui (sim, o marido – a cozinha é responsabilidade dele). Ele simplesmente ODEIA buchas misturadas para panelas e copos.

    Só não compro legumes congelados porque tenho um comércio super bom pertinho de casa e compro tudo fresquinho de lá, mas não teria o menor problema em trocar de hábito se o caso fosse outro.

  • Reply
    Renata
    2 de novembro de 2015 at 22:04

    Olha, muita dica boa que eu demorei muito mais tempo para descobrir, viu?! rs
    Adorei! Aqui em casa eu queria deixar pelo menos uma janela aberta, mas como é casa, não podemos dar esse mole. Triste.
    Beijos

  • Reply
    Andressa
    4 de novembro de 2015 at 17:46

    Primeiramente: eu estou apaixonada pelo seu blog.

    Cara, eu queria ter dicas para compartilhar com você, porém, várias das que você falou eu nem sabia. Tenho até medo de quando for morar sozinha, hehehe.

    beijos, Dê.

    http://www.sunandshine.com.br/

  • Reply
    manie
    7 de novembro de 2015 at 12:51

    nossa, eu sempre fecho a janela aqui do meu quarto (divido ape) porque sempre tenho a impressão de que vai chover. pode tá o verão/sol/40º que for, mas sempre sinto que o tempo vai virar e que vai inundar tudo hahahahahaha

    http://www.amorquevoa.blogspot.com
    http://www.pe-dri-nha.blogspot.com

  • Reply
    Bruna
    2 de dezembro de 2015 at 21:20

    Muito bom este texto, pura verdade tudo isso! Tinha coisas que eu nunca tinha pensado, mas não é que faz sentido?!

Leave a Reply